Desde maio tenho me encontrado semanalmente com professores da rede pública de ensino do centro da cidade. Os encontros, que acontecem dentro das escolas, são encontros artísticos, de formação.
“Como, sendo professor de classe, posso dar aulas de música, de artes?”
As oficinas de musicalização Villa-Lobos para Todos procura respostas para este questionamento. Construindo, junto com as professoras, uma ambiente de acolhimento, de integração por meio do fazer artístico. Sim, porque o caminho é fazer e dar espaço e tempo para que isso aconteça.
Numa aula de artes, não há certo e errado, e isso faz toda a diferença! E como a aula de artes deve ser diferente de qualquer outra, de caráter conteudístico, de conceitos! Estamos tratando aqui de outras coisas; desenvolver habilidades de comunicação não-verbal, de expressão corporal e vocal. Provocamos aqui a curiosidade, a liberdade de buscar o artista que habita cada um de nós. Esta busca, estará sempre certa!
Creio que esta é uma pequena contribuição para combater a violência nas escolas; cuidar do que é mais importante, o material humano, buscando encontros de fato, repletos de experiências significativas vividas em grupo. Estou muito feliz por conhecer e aprender tanto com esses professores e sei que eles sentem-se assim também!
Sem comentários