O Grupo Vocal Poucas & Boas criado há 15 anos por mim realiza com seus alunos um trabalho de musicalização constante. Consciência corporal e auditiva
São trabalhados nos ensaios através de práticas e exercícios musicais e arranjos preparados pela regente especialmente para o grupo.
O repertório do grupo é variado, sempre ligado à memória cultural brasileira e também de outros países.
Apresentam-se com frequência em ONGs, centros culturais, CEUs e outros equipamentos públicos. Essas apresentações são dos espetáculos que o grupo criou sob a coordenaçãoo de Dani Mattos, como “Vinícius, o poeta amador”, sarau poético-musical; “Caymmi, um artista brasileiro”; panorama do universo musical e artístico do artista; “Villa-Lobos para Todos”; oficina de musicalização e espetáculo; “Natal do mundo todo”, dentre outros.
O grupo ensaia semanalmente, às 4as feiras, a partir das 18:30 no Atelier Paulista.
* Afinação corporal: expressão criada por Murray Schafer, musicólogo canadense, autor do livro O ouvido pensante (Unesp, 2003).
2013: ‘Vinícius, o poeta amador’, espetáculo* criado por mim que ganhou parceria da prefeitura com vistas a apresentações no Teatro Décio de Almeida Prado. Além das apresentações no teatro temos nos apresentado em ONGs e espaços culturais.
* Vinicius, o poeta amador’, espetáculo interativo em forma de Sarau, em que o público é convidado a participar lendo conosco as poesias de Vinícius. Participa também do espetáculo o grupo Toque de Bambas que nos acompanham em canções de Vinícius arranjadas por mim e por Tito Longo, do Toque de Bambas.
Adalgisa e Indigo Blue: https://www.youtube.com/watch?v=jVCuXyNKahI
Vinícius, o poeta amador:
Links e youtubes:
Facebook – Poucas & Boas: https://www.facebook.com/groups/1455215704717374/?fref=ts
http://www.youtube.com/watch?v=z36nKm1CIMU&feature=share
http://www.youtube.com/watch?v=D5jqQEnIz4k
Villa-Lobos para todos
Oficina coral para adultos e crianças.
A proposta desta oficina é relembrar e/ou fazer conhecer as canções folclóricas brasileiras infantis.
Como aquecimento propomos atividades musicais diversas criadas para destacar os elementos musicais como ritmo, altura das notas, timbres diversos, etc., que serão trabalhados pelo grupo de maneira lúdica.
Através dos arranjos maravilhosos e simples de Villa-Lobos para estas canções e com o auxílio da vivência dos mais velhos, que tiveram o privilégio de canta-las em sua infância, a oficina propõe um momento de união e aprendizado em torno desta preciosa herança de nossa cultura.
Aí está a influência portuguesa, africana, francesa, italiana e tantas outras que compõem a identidade cultural do brasileiro.
Finalizamos a oficina com a cantoria de uma canção de Dorival Caymmi, compositor brasileiro que tanto soube utilizar elementos folclóricos em sua produção artística.
Repertório:
Cancioneiro Popular
– A Canoa virou
– Sapo Jururu
– Bam-ba-la-lão
– Cai, cai Balão
– O Cravo e a Rosa
– Capelinha de melão
– Peixe vivo
Biblioteca Monteiro Lobato:
Ouça “Sapo Jururu” e “Bambalalão”:
http://avosidade.com.br/um-sapo-friorento/
Villa-Lobos para Todos nos CEUs (Recreio nos CEUs, julho de 2017)
Caymmi:
– Eu fiz uma viagem
Duração da atividade: 75 minutos
Faixa etária; crianças e adultos
Youtubes:
Bambalalão: https://www.youtube.com/watch?v=SyT9YBURfUs#t=12
O Cravo e a Rosa: https://www.facebook.com/Dani-Mattos-470216199762755/?fref=ts