Archives

Música

Presente!

19 de julho de 2022

Vastas emoções, pensamentos imperfeitos…oh! como me sinto representada nesta fala de Rubem Fonseca, na verdade, título de um de seus livros que, com este início, já mostra a que veio… De fato, foram muitas as emoções vastas, intensas e contraditórias que sentimos nesse tempo confinado, sem poder trocar com os outros da maneira direta como fazíamos. E o que dizer do pensamento, afogado nessa correnteza emocional. Cada um se virou como pode. Mas, vacinados, eis que recomeçamos a sair de nossas casas. A minha sensação é a de que nada será como antes* (hoje estou gostando de citar artistas e escritores!) E nem deveria, porque foram tempos difíceis, muita coisa teve de ser reinventada, repensada e não pode ser esquecida. Uma delas, sem dúvida, é a questão da realidade virtual, como ela nos auxiliou, ainda que não sem alguma frustração, a nos manter conectados! E, muitas vezes, com pessoas que vivem longe de nós, mas que, ‘magicamente’, estão ali do lado, compartilhando a mesma tela. Isso me conforta demais, parece mesmo que o mundo fica mais aconchegante; família, amigos, parceiros (antigos e novos) de trabalho, todos ali!

E sobre botar o nariz pra fora de novo? De máscara, claro, quando a situação exige. A sensação é um tanto diferente do que sempre tinha sido. Por isso mesmo sinto que é o momento de aproveitar para refletir sobre nossa atuação nos espaços públicos. Eles estão aí para nós, cidadãos. Por que não utilizarmos esses espaços para fazer um ensaio musical, uma leitura em grupo, uma atividade de interação artística? Sei que isto não é novidade, e que muita gente sempre fez e faz isso. Mas, contextualizando aqui, nos meus trabalhos artísticos/musicais, senti e pensei em fazer o seguinte: ensaios virtuais semanais, já que em meu grupo há cantores de cidades diversas (sim, a ciranda cresceu!), e, com menor frequência, mas sempre, encontros presenciais, em parques e praças escolhidos por afinidades com o grupo. Coube a mim como regente, escolher os dois primeiros: ‘Trianon dos meus amores’ e ‘Parque Augusta, uma longa história’.

Desta maneira estaremos lá, presentes, ofertando como um presente, a nossa arte!

Reconhecendo o terreno

Foto de Adi Leite

*Nada Será como antes, canção de Milton Nascimento

Música

Invenções pandêmicas

23 de fevereiro de 2022

Ou, eu e o mundo virtual

Escrevo aqui de casa, claro, no pré-carnaval de 2022, que não haverá, porque ainda precisamos manter distanciamento e evitar aglomerações devido à pandemia da Covid.

Lembro-me, lá atrás, quando tudo começou. Parece até que nada aconteceu de lá pra cá, mas, ao analisar mais detalhadamente, noto mudanças significativas, como se fosse mesmo uma ‘nova ordem mundial’.

Como música, regente, artista, tive que me virar nos 30 para continuar fazendo o que sei fazer; música! Comunicar, reunir, comungar, conectar pessoas através da música.

Não foi nada fácil, mas, através de um esforço conjunto, sinto que conseguimos inventar caminhos dinâmicos, musicais, prazerosos. E isso não é pouco!

Agora que ficamos craques em clicar em links, entrar em reuniões virtuais, e, também, em receber e enviar áudios, gravar vídeos, postar tudo isso no youtube, Instagram, face…bem, agora que demos conta disso – o que sugere uma nova postura diante do compartilhar e expor nossos registros particulares – notamos com alegria que podemos nos reunir com pessoas do mundo todo desde que estas tenham uma internet razoável.

E foi isso que aconteceu e continua acontecendo em nossos trabalhos. Cito como exemplo o grupo vocal Poucas & Boas que conta com coralistas de diversas cidades atualmente; Iperó, Cotia, Jundiaí, São Paulo… Isto torna o grupo muito heterogêneo, riquíssimo em contrastes!

Navegando nessas novas possibilidades inscrevi nossas invenções musicais virtuais na lei de incentivo ProAc Expresso LAB n 41/2021. E agora, recebendo o prêmio, iniciaremos o projeto que leva o nome “Consciência vocal e auditiva; improvisos no canto coral”. Basicamente o que andamos fazendo juntos esse tempo todo! Compartilharemos este aprendizado com 5 cidades: Campinas, São Luis do Paraitinga, Ilhabela, Guararapes e Votuporanga. Com os grupos formados em cada cidade por cantores amadores, músicos, artistas e nós do Poucas & Boas, continuaremos reunindo, comunicando, conectando, e, principalmente, trocando com nossos pares saberes e caminhos essenciais para a continuidade do movimento coral!

Dá tempo de se inscrever e acompanhar nosso trabalho que será posteriormente postado no youtube, Instagram, face; essas plataformas que conhecemos tão bem!

Arte & Educação, Música

Consciência vocal e auditiva; improvisos no canto coral

22 de fevereiro de 2022

Você canta em Coral?

O projeto “Improvisos no Canto Coral” propõe de maneira lúdica exercícios de consciência corporal, vocal e auditiva.
Os vocalizes propostos foram criados a partir de canções da MPB e tornam natural o caminho para a improvisação.

Nos encontros entre o grupo vocal e os cantores de Campinas compartilharemos atividades e aprendizados realizados nos dois últimos anos, como guias de gravação super didáticas.

Ao final, todos são convidados a participar dos registros das canções Adalgisa, de Dorival Caymmi e Tristeza do Jeca, de Angelino de Oliveira, que serão editados e veiculados no YouTube.

Dani Mattos, regente e arranjadora do grupo Poucas & Boas, conduzirá os ensaios e cuidará das gravações e edição final dos vídeos com a equipe do projeto.

Público Alvo:
Cantores amadores, Educadores e Músicos

Cidades de Campinas, São Luis do Paraitinga, Guararapes, Votuporanga e Ilhabela receberão projeto que conta com apoio do ProAc Expresso LAB 41/2021, promovido pela secretaria de cultura do Estado de São Paulo.

Encontros nas cidades:

SÃO LUIS DO PARAITINGA: DATAS: 7, 14, 21 e 28 de março

CAMPINAS:
DATA: 9, 16, 23 e 30 de março de 2022
Horário: 18h às 19h

ILHABELA: DATA: 4, 11, 18 e 25 de abril

VOTUPORANGA E GUARARAPES: DATA: 6, 13, 20 e 27 de abril
Onde: Plataforma Zoom .

Venha cantar com a gente!

Inscrições para as primeiras cidades:

campinas: https://forms.gle/Hb73YUTKo3wWVWcr5
São Luiz do Paraitinga: https://forms.gle/KT9JG1Awx1XBHP9N8


Os participantes com presença nos 4 encontros receberão certificados de participação.

Dúvidas? Entre em contato!
(11) 99256-1250
improvisosdecantocoral@gmail.com

Conheça nosso trabalho realizado virtualmente: https://www.youtube.com/watch?v=Zwew5mnk-hk
Canal da artista: https://youtube.com/c/DaniMattos

Música

Canto orfeônico e o Coral amador

14 de maio de 2021

O canto orfeônico, projeto pedagógico musical brasileiro, foi criado em 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, pelo compositor e educador Heitor Villa-Lobos. O intuito era contribuir, através da educação musical, com a formação de uma identidade brasileira, iniciando os estudantes nas artes do solfejo de canções folclóricas e hinos brasileiros. Em entrevistas que realizei colhi o depoimento de algumas alunas:

Adriana Sappracone, nascida na Itália, chegou ao Brasil em 1957, indo morar em São Paulo, no bairro da Lapa. Freqüentou a Escola pública primária Jose Monteiro Boanova, ate 1959. Foi nesta escola que teve aulas de canto orfeônico: “Fiquei muito surpresa, havia uma sala reservada para a aula de canto orfeônico na escola. Foi assim que fiquei conhecendo as belas canções e hinos de um pais até então novo para mim.”

Carmelita Rodrigues de Moraes, coordenadora do projeto Música no Museu da Casa Brasileira, estudou na Caetano de Campos, centro da cidade de São Paulo, e lembra que o canto orfeônico era matéria que podia reprovar o aluno.

Nossa colaboradora Cristina conta que sua cunhada estudou canto orfeônico em Goiás e se lembra de ter aprendido as notas musicais através dos solfejos de canções infantis brasileiras.

As professoras que passaram pelo estudo do canto orfeônico, segundo as entrevistadas, eram excelente exemplo vocal para seus alunos e viviam cantando com eles em suas atividades diárias na escola.

Villa-Lobos criou também uma escola para professores de canto orfeônico que os habilitaria para tal finalidade. Faz parte desta iniciativa a criação dos “Guias Práticos”, que são compilações do cancioneiro infantil brasileiro e de hinos do nosso país. Precioso trabalho de pesquisa em que o compositor esclarece, inclusive, as origens de cada canção. Dizia Villa-Lobos: “Tenho uma grande fé nas crianças. Acho que delas tudo se pode esperar. Por isso é tão essencial educá-las. É preciso dar-lhes uma educação primária de senso ético, como iniciação para uma futura vida artística. […] A minha receita é o canto orfeônico. Mas o meu canto orfeônico deveria, na realidade, chamar-se educação social pela música. Um povo que sabe cantar está a um passo da felicidade; é preciso ensinar o mundo inteiro a cantar”.

Este, a meu ver, é o objetivo dos corais amadores do qual sou regente entusiasta!

Inspirada no grande educador que foi Villa-Lobos, criei o projeto de musicalizacao para crianças e educadores da rede pública de ensino, Villa-Lobos para Todos, utilizando como material o seu Guia Prático, compilação de centenas de canções infantis brasileiras. Voces podem ver as atividades virtuais propostas por este projeto para estes tempos de pandemia no meu canal de youtube: https://www.youtube.com/watch?v=bS3WXcC0ch0&list=PLKAPL-Ns-nOpkFSgIV4nPUCerzwGe3I69 E, para ouvir a interpretação do Coletivo Villa-Lobos para algumas canções infantis do Guia Pratico, acesse https://soundcloud.com/user-627176891/sets/coletivo-villa-lobos-para-todos

Música

Cronistas da Cidade na Rede Vida

15 de janeiro de 2021

Música, Projetos

Sarau poético-musical online ‘Vinícius, o poeta amador’

12 de agosto de 2020

Sarau poético-musical online ‘Vinícius, o poeta amador’ em sua terceira edição, hoje, dia 12/08, 19h, pela plataforma Sympla https://www.sympla.com.br/sarau-poetico-musical-vinicius-o-poeta-amador__922538

Eve Heine
Música

Da minha casa para as suas

8 de julho de 2020

Poética 2, Vinícius de Moraes: “Com as lágrimas do tempo, E a cal do meu dia, Eu fiz o cimento da minha poesia, E na perspectiva da vida futura, Ergui em carne viva, Sua arquitetura, Não sei se é casa, se é torre, Ou se é templo, Um templo sem Deus, Mas é grande e clara, pertence ao seu tempo, Entrai, irmãos meus!”

Costumo escrever neste blog sobre lugares escondidos e peculiares da nossa cidade. Só que agora, durante esta pandemia que tem nos mantido em casa, isto não faz sentido. O que passou a fazer sentido para mim foi encontrar maneiras de me comunicar com as pessoas; amigos, familiares e público a partir de um lugar também bastante peculiar, e, não exatamente escondido, mas, privado…minha casa. Agora é daqui de casa para a sua casa. As plataformas virtuais, com as quais muitos de nós não tínhamos muita intimidade, tem sido uma ferramenta incrível, utilizadas para este novo modo de comunicação. Nem tão novo, mas muito mais presente…

Hoje, dia 8 de julho, uma quarta-feira, realizarei com meu grupo vocal Poucas & Boas, o segundo sarau virtual, ‘Vinícius, o poeta amador’.

A missão é transmitir virtualmente o ‘cinturão de afetividade’ que o poeta criava em torno de si e que recriamos a partir da invocação de seus poemas e canções, interpretados pelo grupo e pelo público, conjuntamente. Então, concluo que os lugares de interesse em São Paulo são agora as salas de zoom, que possibilitam encontros enriquecedores, amorosos e artísticos! Fica aqui meu convite para o sarau de hoje.

Escolha um poema de Vinícius, adquira seu ingresso e encontre-nos na sala do zoom, um lugar incrível! https://www.sympla.com.br/vinicius-o-poeta-amador-sarau-poetico-e-musical__892244

Música

BVL recebe apresentação musical infantil e interativa “Villa Lobos para Todos”

4 de março de 2020

Neste sábado, dia 7 de março, o grupo vocal poucas e boas se apresentará na Biblioteca parque Villa Lobos com sua apresentação Villa Lobos para Todos. Fruto da criação de oficinas de musicalização infantil iniciado na rede pública de ensino de Ilhabela esta apresentação é voltada para crianças e adultos, sejam filhos, pais e avós ou alunos e professores. O prazer de cantar e do fazer musical se faz presente na dinâmica da apresentação que é conduzida por Dani Mattos, autora deste projeto e regente do grupo vocal feminino poucas e boas que a acompanha nas apresentações e oficinas. Já realizamos nossas atividades nos CEUs, bibliotecas municipais e instituições de ensino. Também levamos o projeto a outros estados através de leis de incentivo. Este ano o projeto foi novamente aprovado para buscar patrocinadores que possibilitem realizarmos nossas oficinas e apresentações! http://villalobosparatodos.com.br Biblioteca parque Villa Lobos, uma experiência No site deles descobri…Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulistana, a BVL prepara, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores. o grupo vocal poucas e boas volta a se apresentar na BVL. há dois anos atrás tivemos oportunidade de apresentar outro projeto do grupo, o sarau de incentivo à leitura, Vinícius, o poeta amador. Muito nos honra fazer parte da programação desta biblioteca cujo ambiente tão convidativo propicia o contato do público com a cultura e o fazer artístico em suas diversas formas e manifestações! SERVIÇO Villa Lobos para Todos, apresentação musical interativa para a família. HORÁRIO Dia 7 de março, sábado, às 14h. ENTRADA FRANCA. pedimos doações de roupas e artigos de primeira necessidade que serão doados a instituições que prestam ajuda aos desabrigados pelas chuvas.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com