Cronistas da Cidade

“Se você escrever cinco volumes sobre a periferia, não irá conseguir defini-la melhor do que dizendo que alguém na cidade de São Paulo precisa comprar pavio pro lampião. O poder de síntese de Adoniran era fabuloso”, afirmou Paulo Vanzolini sobre Adoniran Barbosa, criador do samba “Apaga o fogo, Mané”.

Percebemos uma grande afinidade entre os dois compositores. Cronistas, inventores de personagens, de tipos e “causos” paulistanos, ícones da cultura popular de São Paulo, Adoniran e Vanzolini capturaram esse jeito de ser peculiar do habitante da cidade, recém-metrópole, repleta de viadutos e edifícios altos, mas também de arrabaldes, vilas e ruas de aspecto interiorano, onde a luz da Light sempre acaba e começam a vela, o querosene e a carroça de burro.

Esta afinidade é o mote do projeto Adoniran, Vanzolini, cronistas da cidade, que alia ao repertório musical de ambos a poesia de Vanzolini e uma invenção de Adoniran, as personagens e os diálogos cômicos para o rádio. Buscamos realizar um encontro entre Vanzolini e Adoniran em poesia, prosa e música.

O grupo Toque de Bambas é formado pela cantora e regente Dani Mattos e os instrumentistas Tito Longo (cavaquinho), Rodrigo Aranha (violão sete cordas), Edu Batata e Koka  (percussão). Além destes, outros músicos convidados integram o grupo, como o percussionista Ed Encarnação.

Sua trajetória começou em 2008, com a realização das Rodas de Samba, série de aulas-show em que compositores e temas da história do samba foram abordados em forma de linha do tempo, desde as primeiras manifestações do gênero no início do século XX até o presente, a partir de exemplos musicais.

Em 2010 o Toque de Bambas integrou o espetáculo No tempo de Adoniran, homenagem ao compositor feita pelo Coral da Construcap. A partir deste projeto, o grupo se consolidou e passou a se apresentar com frequência em clubes, cafés e livrarias, com repertório variado, privilegiando compositores da era de ouro do rádio, em shows que mesclam música e histórias do samba e dos grandes sambistas paulistas e cariocas.

Em 2011, além dos shows dançantes em locais como Terraço Italia, Clube Paulistano, Café Piu-piu, apresentou-se em unidades da Livraria Saraiva em parceria com esta no projeto Cafés musicais, com o espetáculo “Época de Ouro da MPB no Rádio”.

Em 2012  participou do Circuito Cultural Paulista com o espetáculo “Cronistas da Cidade”, espetáculo que também foi contemplado pelo ProArt, criado por Dani Mattos.

Em 2013 integra o espetáculo ‘VInícius, o poeta amador’, contemplado pelo ProArt. Este espetáculo foi exibido, em parceria com a prefeitura, no Teatro Almeida Prado durante três semanas (entre setembro e outubro deste ano).

Em 2014 e 2015 faz apresentações em ongs ligadas à educação; também no Pari Bar dentro de sua ótima programação musical e na Casa das Rosas dentro do projeto Sampoemas, no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade. Apresentam-se na Fundação Ema Klabin com o espetáculo “A Época de Ouro da MPB no Radio, uma visão feminina”.

A Época de Ouro da MPB no rádio, uma visão feminina

Em 2015 participou da Virada Cultural dentro do projeto “Memoria Viva”, homenageando o compositor Paulo Vanzolini: https://www.youtube.com/watch?v=QsyWrnuti20

Em 2016, ganhou patrocínio da Porto Seguro para apresentar dois shows no teatro Mube Nova Cultural  e realizou temporada no Drosophyla, bar, situado em casarão tombado no centro da cidade, levando sambas e sambas-canções relativos à época da boemia paulista.

Em 2017 apresentou-se na Casa Mario de Andrade, no aniversário da cidade, tendo como convidados moradores do bairro da Barra Funda, e o ator Pascoal da Conceição, que interpretou o “cronista” Mário de Andrade”: http://flertai.com.br/2017/01/cronistas-da-cidade-com-dani-mattos-toque-de-bambas/#respond

Participou também das edições do Sara-o-que, sarau quinzenal realizado pelo cineasta R. Rozenblit e pelos músicos Caito Marcondes e Dante Ozzetti: https://www.youtube.com/watch?v=jGGA_XuOAiA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *